O MOTOR, 8V ou 16V indica o número de válvulas no cabeçote do motor. Geralmente, um modelo com 8V entrega o torque máximo em rotações mais baixas. Por isso, esta configuração é a mais indicada para a cidade. No caso dos carros com 16V, a melhor opção é a estrada, pois o melhor desempenho aparece em altas rotações.
Na verdade as válvulas são responsáveis pela entrada e a saída da mistura ar e combustível, vitais à queima e ao funcionamento do motor. Elas se dividem em admissão e de escape. Com o dobro de válvulas, o 16V conta com uma abertura maior para a passagem dos gases, tornando a combustão mais eficiente. 

Prós 16V: potência elevada em altas rotações, melhor desempenho quando exigido ao máximo.
Contra 16V:falta de torque em baixas rotações(exceto comando variável, V-TEC por exemplo),manutenção um pouco mais cara e complicada (que pode ficar ainda mais se o dono for mais desleixado que um dono de Kombi velha),consumo um pouco maior que um 8V,embora atualmente ambos consomem quase a mesma coisa.
Prós 8V: melhor torque em baixas rotações(exceto comandos de alta graduação),manutenção um pouco mais barata e fácil,consumo um pouco menor embora hoje os 16V conseguem gastar igual ou até menos.
Contra 8V: menos potência em altas rotações, menor desempenho ao ser exigido ao máximo,...
No geral, não importa se o carro tem milhões de válvulas por cilíndro, o que importa é o estado de conservação do motor.
Contra 16V:falta de torque em baixas rotações(exceto comando variável, V-TEC por exemplo),manutenção um pouco mais cara e complicada (que pode ficar ainda mais se o dono for mais desleixado que um dono de Kombi velha),consumo um pouco maior que um 8V,embora atualmente ambos consomem quase a mesma coisa.
Prós 8V: melhor torque em baixas rotações(exceto comandos de alta graduação),manutenção um pouco mais barata e fácil,consumo um pouco menor embora hoje os 16V conseguem gastar igual ou até menos.
Contra 8V: menos potência em altas rotações, menor desempenho ao ser exigido ao máximo,...
No geral, não importa se o carro tem milhões de válvulas por cilíndro, o que importa é o estado de conservação do motor.
DICA:Existe um mito por trás dos veículos de 16v, manutenções caras, carro não anda, etc.manutenção cara é corretiva, existem vários proprietários de veículos que só levam na oficina quando quebra,ai ate manutenção de bicicleta fica cara, assim como nos 8v ou qualquer outro veiculo, deve-se fazer as manutenções preventivas, principalmente troca da correia dentada e tensores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário